Cor pode ser definida como a propriedade dos corpos em absorver e refletir luz, e tem como atributos principais a tonalidade, a luminosidade e a saturação. A percepção humana sobre as cores tem um caráter altamente subjetivo e pessoal, fazendo com que a sensação da cor seja única após complexas operações de recebimento registrado pela retina e processamento de estímulos recebidos pelo cérebro
O conceito CIE L*a*b* considera que o ser humano possui três tipos de cores receptoras – vermelho, amarelo e azul e que todas as cores são combinações destas.
A escala de cor CIE L* a*b* é uma das escalas mais populares para avaliação de cores.
A cor precisa ser expressa de forma objetiva através de números para garantir que o produto final esteja de acordo com suas especificações.
Quando as cores são ordenadas, elas podem ser expressas em termos de tonalidade, luminosidade e saturação.
O espaço de cor CIE L*a*b* foi criado baseado na teoria de cores opostas, onde duas cores não podem ser verdes e vermelhas ao mesmo tempo, ou amarelas e azuis ao mesmo tempo. Podemos ver que o L* indica a luminosidade e o a* e b*, são as coordenadas cromáticas.
- L* = Luminosidade
- a* = coordenada vermelho/verde (+a indica vermelho e –a indica verde)
- b* = coordenada amarelo / azul (+b indica amarelo e –b indica azul)
Um instrumento de medição faz facilmente a quantificação dessas cores.
Colorímetros medem a luz refletida dos objetos em cada comprimento de onda ou em faixas específicas. Eles então quantificam os dados espectrais para determinar as coordenadas de cor do objeto no espaço de cor CIE L*a*b* e apresentam a informação em termos numéricos.