O Refluxo é uma técnica utilizada quando uma reação é lenta à temperatura ambiente e necessita de aquecimento para que a reação ocorra mais rapidamente. O refluxo permite que a mistura seja aquecida à temperatura de ebulição do solvente, sem ocorrer perda dos reagentes nem dos solventes por evaporação. O vapor produzido é condensado por um condensador conectado ao frasco de reação.
Embora seja um princípio extremamente comum e útil, alguns erros podem ser facilmente cometidos.
Aqui estão nossas dicas para executar uma reação de refluxo ao usar um frasco de fundo redondo, incluindo alguns erros comuns a serem evitados.
Erro: escolher o condensador errado
Em primeiro lugar, é importante selecionar o equipamento certo para o trabalho. Seu condensador deve ser adequado para o volume de sua solução, bem como adequado para seu ponto de ebulição. Você deve considerar o tamanho e o design dele, bem como se deseja usar um condensador de ar ou de água – se você optar pelo último, certifique-se de estar perto de uma fonte de água adequada.
Erro: não usar uma fonte de calor adequada
A fonte de calor certa, pois pode fazer uma grande diferença em uma reação de refluxo. Banhos de óleo e mantas de aquecimento certamente podem fazer o trabalho, mas eles vêm com grandes falhas. Um banho de óleo apresenta risco de queimaduras e pode frequentemente resultar em derramamentos complicados a até com riscos de incêndios. Os frascos muitas vezes não cabem na manta de aquecimento corretamente, o que pode fazer com que a manta superaqueça e queime.
A Equipex comercializa os blocos Heat-On da Radleys que são muito mais seguros no geral, pois apresentam menor risco de incêndio e eliminam a contaminação por óleo.